A jacobinense, criadora, intérprete e dramaturga Lua Mandala participará no dia 14 de outubro do Festival Guri, em Petrolina - PE. O Festival Interiorano de Teatro para crianças começa neste sábado 8, vai até o dia 16 e terá em sua programação espetáculos, oficinas e mesas-redondas promovidos em diversos espaços da cidade.

Em conversa com o Diário da Chapada, a artista contou que o Espetáculo Risos Ancestrais - Ensaios abertos passará por instituições e escolas do bairro da Bananeira, o Quilombo Urbano de Jacobina. 

“Ouso e oferto/proponho ao público que pretendo alcançar, os curumins e erês das comunidades que me cercam no mês dedicado aos nossos IBEJIS, setembro, à direção do espetáculo, RISOS ANCESTRAIS. A proposta em construção do espetáculo, pretende estar aberta e conectada com meu corpo/ casa e coração/porta, para com isso, receber todas as instruções/direção, no olhar, na expressão corporal e principalmente no RISO das crianças de comunidades periféricas, as quais a arte cênica pouco acontece no formato de espetáculo, seja pela inexistência de espaços físicos como o teatro ou pela falta de política pública que aproximem esses dois mundos” contou a jacobinense. 

“Corpo fala, corpo precisa falar”. De acordo com Lua Mandala, o Espetáculo RISOS ANCESTRAIS surgiu da pesquisa feita durante os ensaios abertos, da escuta atenta de cada sentimento, de cada inquietude.

“Em RISOS, sou flecha certeira, recado bem dado de minhas antigas. O espetáculo Risos é o ‘bate’ e assopra das nossas voinhas. Tem a dor da denúncia, contudo, o afago, o dengo, o botar no colo, o benzimento de cura com águas limpas, que só o pássaro SOCÓ, pode indicar”.

O primeiro ensaio aberto ocorreu na Escola Municipal Professor Carlos Gomes da Silva – no dia 23 de setembro e depois no dia 29. Nesta quarta-feira foi a vez das crianças da Casa Rebeca e na sexta-feira será a vez dos alunos do Colégio Didático, contemplando, assim, todos os públicos da comunidade.

Por Igor Fagner - Diário da Chapada 
Seu portal de informações de áreas!