Com o aumento no número dos casos de Covid-19, a prefeitura de Salvador planeja reabrir o gripário do bairro dos Barris, em data que ainda será definida. A unidade retornará com a mesma estrutura, contendo 20 leitos de enfermaria e quatro salas vermelhas.

O secretário municipal da Saúde (SMS), Décio Martins, ressaltou a importância de completar o esquema vacinal e reforçar as medidas de prevenção para conter o avanço de contaminação da doença. 

"Estamos incentivando o uso de máscaras, ampliamos os pontos de vacinação, voltamos com o drive thru e abrimos mais locais para testagem. Além disso, vamos reabrir o gripário dos Barris. Estamos avaliando quando isso será feito, mas esperamos que em breve. A unidade tem 20 leitos de enfermaria e quatro salas vermelhas. Vamos retornar com essa mesma estrutura", explicou o secretário.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que a maior demanda atualmente é por leitos clínicos. "A demanda maior é por leitos de enfermaria, as pessoas não estão agravando tanto quanto no passado. A prefeitura vai além da ampliação dos drives de vacinação, da abertura de pontos de testagem, e estamos adotando medidas para ampliar nossas estruturas, abrir gripários e leitos", disse.

Questionado sobre a procura por leitos de UTI na cidade, Bruno Reis informou que apesar do aumento de casos, ainda não houve um crescimento na mesma proporção na capital baiana. O gestor municipal apoiou o decreto estadual que determina o uso obrigatório de máscaras em alguns ambientes.

"A gente sabia que a chegada da vacina não decretaria o fim do vírus, então, tem momentos com incidência maior de casos, e medidas serão necessárias para dar uma segurança maior a população. Essas medidas visam conter o crescimento do número de casos". 

A Tarde