Croácia e Japão se enfrentaram na tarde desta segunda-feira, 5, em partida válida pela fase oitavas de final da Copa do Mundo. O duelo terminou empatado pelo placar de 1 a 1 e o jogo foi decidido nos pênaltis, com os croatas vencendo por 3 a 1.

Garantida nas quartas de final da Copa do Mundo, a Croácia aguarda o vencedor da partida entre Brasil e Coreia do Sul, que será realizada às 16h.

O jogo

Os primeiros minutos foram de uma Croácia mais tempo com a bola, mas encontrando dificuldades para furar a defesa do Japão. Apesar disso, quase abriu o placar quando o zagueiro Tomiyasu recuou mal e Perisic, livre, parou em boa defesa do goleiro Gonda. Do outro lado, o Japão esteve à vontade, foi mais objetivo e chegou bem pelos lados do campo. Faltou finalizar a gol.

Com o passar do tempo, a Croácia conseguiu impor uma pressão e ficou mais tempo no ataque, enquanto o Japão apostou nos contra-golpes. O jogo tinha poucas chances, mas os asiáticos pareciam sempre mais perigosos. Abriram o placar aos 44, quando após cobrança de falta, Kamada ajeitou para o meio e Maeda completou para a rede. Japão foi com a vantagem para o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, ainda foi o Japão com os ataques mais objetivos, mas a Croácia que conseguiu marcar, mesmo sem tanta intensidade. Aos 10, após cruzamento para a área, Perisic subiu muito para cabecear forte e mandar para a rede. Tudo igual.

O jogo ficou aberto. Na resposta japonesa, Endo acertou um bonito chute de fora da área e Livakovic espalmou para escanteio. Pouco depois, para a Croácia Modric emendou uma pancada de longe e Gonda salvou em grande intervenção.

No entanto, com o passar do tempo, o medo de perder pareceu maior do que a vontade de ganhar e o jogo ficou mais morno, com as equipes atacando com menos intensidade e sem criar grandes chances de gol. Assim, o duelo seguiu para a prorrogação, a primeira dessa Copa do Mundo.

Prorrogação

O primeiro tempo da prorrogação terminou com o placar de igualdade. A partida seguiu equilibrada e os jogadores apresentaram sinais de desgaste, sem grandes emoções e reais chances de gol. A principal oportunidade foi do Japão, com finalização de Mitoma e boa defesa do goleiro Livakovic, para salvar a Croácia.

Na etapa complementar da prorrogação, quem teve a melhor oportunidade foi a Croácia. Após erro na saída de bola do Japão, Majer, que entrou no lugar de Modric, tentou a finalização de fora da área, mas acabou errando o chute e a bola foi para fora.

A decisão das oitavas de final entre Japão e Croácia foi para os pênaltis.

Decisão nos pênaltis

A primeira cobrança foi de Minamino, para o Japão. O goleiro Livakovic acertou o canto e fez a defesa. Vlasic converteu para a Croácia e colocou os europeus na frente.

Mitoma bateu a segunda para o Japão e mais uma vez a estrela do goleiro Livakovic brilhou e ele defendeu. O experiente Brozovic aumentou a vantagem da Croácia.

Asano finalmente deslocou o goleiro croata e manteve a esperança do Japão na disputa. Na cobrança de Livaja, ele acertou a trave, mantendo a Croácia com a vantagem mínima.

O zagueiro e capitão Yoshida tentou empatar a decisão, mas acabou perdendo a terceira cobrança de pênalti da série. Pasalic bateu o último para a Croácia e confirmou a classificação dos europeus para as quartas de final.

A Tarde