Sebrae atendeu 15 empreendimentos que passaram por orientações de estratégias para aumentar a competitividade dos negócios
Por Tamara Leal - Com o objetivo de testar o nível de satisfação do cliente e proporcionar a identificação das forças e fraquezas em diversas áreas do empreendimento, o Sebrae em Jacobina e a Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e da Diretoria de Turismo, ofertaram a consultoria “Cliente Oculto” para 15 empresas do Trade Turístico do município de Jacobina, Centro-Norte baiano.
A ação possibilita uma visão panorâmica do negócio e a implantação de estratégias que aumentem a competitividade. Débora Peixoto, especialista no setor de Turismo, visitou as empresas, sem agendamento prévio, para encontrar a situação real e avaliar o ambiente de compra, atendimento e estrutura de forma imparcial, objetiva e com riqueza de detalhes.
Durante a consultoria, foram analisadas a cortesia, proatividade e o discurso de venda dos colaboradores. A estrutura da empresa também foi avaliada com registros fotográficos para melhor análise dos problemas. Na reunião de devolutiva, foram dadas orientações com cronograma de ações que envolve o empresário dono do negócio para atender às necessidades de melhor utilização dos recursos disponíveis, sejam eles humanos e/ou de gestão.
Para a gestora do Sebrae em Jacobina, Amanda Teixeira, os benefícios da consultoria são muitos. “Além de identificar os pontos fortes e fracos do negócio e aproveitar as oportunidades, a ação possibilita melhorar o atendimento, padronizar os processos, aumentar a competitividade através da implementação dos diferenciais e valores agregados proposto ao negócio, satisfação, fidelização dos clientes e, consequentemente, o aumento das vendas e faturamento”, elencou.
Proprietário do Hotel Jovem Jota e Privilege Motel, Marcos Vinícius falou da sua experiência com a consultoria Cliente Oculto. “A consultoria foi ótima. Tive uma devolutiva muito boa, ficamos uma tarde e uma manhã inteira discutindo sobre os pontos a melhorar. Já estamos tentando fazer tudo aquilo que foi pontuado nas duas empresas. O Sebrae e a Prefeitura estão de parabéns pela escolha da profissional. Foi muito proveitoso e espero que tenha mais vezes”, afirmou o empresário.
Já o diretor de Turismo do Município de Jacobina, o turismólogo Túlio Simões, explica que a gestão hoteleira é responsável pelo funcionamento de todos os setores do hotel – desde a área administrativa, comercial e operacional até os serviços e atendimento –, sendo a porta de entrada para o turista receber informações sobre o destino turístico.
“A parceria do Sebrae e da Prefeitura de Jacobina objetiva melhorar o atendimento e a prestação de serviços aos turistas que visitam o município. Quando isso é orquestrado com maestria, o resultado pode ser visto na satisfação dos hóspedes e, também, no faturamento do negócio”, finalizou Simões.
Participaram da consultoria o Fiesta Park Hotel, Hotel e Restaurante do Coelho, Pousada Encanto das Serras, Pousada Solar Cajazeira, Javan Palace Hotel, Hotel Jovem Jota, Privilege Motel, Hotel.Com, Chalé Bela Vista, Restaurante O Nordestino, Pastel da Jaci, Camping Payaya, Gula Burguer, O Cuscuz e Caio Santos Carvalho.
Cliente Oculto
A consultoria oferece uma identificação das forças e fraquezas do empreendimento nas áreas de atendimento, estrutura física, marketing, gestão financeira, pessoas e processos, possibilitando que o pequeno negócio tenha uma visão panorâmica e estruturada a fim de que se construa, em curto prazo, um plano de ação frente aos fatores observados.
Mais informações sobre as soluções realizadas conjuntamente pelo Sebrae e a Prefeitura de Jacobina podem ser obtidas na sede do Sebrae em Jacobina, localizada na Rua J. J. Seabra, 69, Bairro da Estação (telefone 74 3621-4342) ou na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, que fica na Praça Rio Branco, s/n, Centro, antiga Câmara de Vereadores de Jacobina.
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