Na última sexta-feira (10), a equipe do Diário da Chapada esteve na Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa de Jacobina, conversando com o gerente Vicente Menezes, que nos trouxe detalhes a respeito do funcionamento do saneamento e esgotamento sanitário na Cidade do Ouro.

Segundo Vicente, uma grande obra de esgotamento já está em operação na cidade de Jacobina, com licença do Inema, órgão responsável pela fiscalização ambiental do setor hídrico. 

“Aproximadamente 3.500 ligações já estão integradas a esse novo sistema. Esse sistema lança todo o material bruto das residências na rede coletora e vai direto para a estação de tratamento, onde garante que a água retorne para o meio ambiente totalmente limpa.”

Esse sitema de tratamento de água, foi implantado em Jacobina através de recursos da Embasa junto ao Governo do Estado da Bahia e deve chegar a atender cerca de 70% das ligações de toda população jacobinense.

Na entrevista, Vicente esclarece dúvidas a respeito de qual órgão acionar quando os moradores se depararem com algum problema em seu sistema de esgotamento.

“As tampas de ferro, chamadas de PV, aqueles equipamentos são de responsabilidade da Embasa e quando houver quebramento ou obstrução de esgoto iremos também fazer o serviço com nossa equipe própria, mas o que for manilha estaremos repassando para a prefeitura fazer a sua parte, cada um fazendo a sua parte para melhor atender a população.”

Ao final Vicente deixa algumas dicas extremamente importantes para que os moradores não cometam erros ao enfrentar período de chuva e resultar com os entupimento das vias de esgotamento. 

Para não perder nenhuma fala do gerente da Embasa em Jacobina, assista a entrevista na íntegra através do link anexado à essa matéria.

Por Mycael Ribeiro
Diário da Chapada- O seu portal de informações de áreas