O Ministério Público Federal (MPF-PB) entrou com uma ação penal contra o apresentador José Siqueira Barros Júnior, o Sikêra Jr., pedindo a sua prisão e pagamento de multa, por crime de racismo.

A 16ª Vara Federal da Paraíba será responsável por julgar o pedido de prisão que se refere ao crime que teria ocorrido no dia 05 de junho de 2018, durante uma transmissão ao vivo feita pelo apresentador, no programa “Cidade em Ação” da TV Arapuã, quando Sikêra Jr. reproduzira falas consideradas racistas e misóginas contra uma jovem preta que acabara de ser detida.

De acordo com dados fornecidos pelo MPF, o processo não prevê acordos com o apresentador que, segundo os promotores, "extrapolou todos os limites da liberdade de expressão e violou o direito da mulher ao utilizar termos como 'vagabunda' e 'venta de jumenta' além de afirmar que 'mulher que não pinta a unha é sebosa'.

Sikêra Jr. postou em sua rede social um print da reportagem que fala do pedido de prisão, mas não se pronunciou sobre o caso.

Por Igor Fagner – Diário da Chapada
Seu portal de informações de áreas