Uma pesquisa do Ipec mostra que para 44% dos brasileiros, com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil corre o risco de “virar um país comunista”. Os dados foram divulgados no último domingo,19, pelo O Globo.
Conforme o levantamento, 33% dos entrevistados concordam totalmente com a afirmação de que um novo regime poderia ser implantado no país, e 13% concordam parcialmente com a tese, 48% discordam total ou parcialmente da ideia.
Ainda segundo a pesquisa, 57% da população afirmou que gostaria que o Brasil tivesse uma terceira via de governo para evitar a polarização política no Brasil. Em relação a isso, a divisão de gênero se equipara: 56% dos homens defendem um nome alternativo a Lula e Bolsonaro para 57% de mulheres.
A possibilidade de uma terceira via para reter a polarização tem mais votos em três faixas etárias. Entre jovens de 16 a 24 anos, 59%; de 25 a 34 anos, 61%; e 35 a 44, 59%.
Além disso, a pesquisa também questionou os entrevistados sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro promovidos pelos bolsonaristas. Para 51% dos entrevistados, o ex-presidente Jair Bolsonaro não tem culpa do episódio que aconteceu em Brasília. Já outros 22% acreditam que Bolsonaro deve ser julgado e perder o direito de ser candidato no futuro. Bolsonaro deve ser julgado e preso, para 19%. Aqueles que não souberam responder ficaram em 8%.
A ‘ameaça comunista’ ainda é um tema recorrente, mesmo depois da derrota de Bolsonaro nas eleições. Entre os entrevistados 81% afirmam que a gestão Lula é “ruim ou péssima” e concordam com o risco de comunismo. Já 71% dos que consideram o governo Lula “bom ou ótimo” rejeitam a afirmação.
A pesquisa Ipec realizou entrevistas presenciais com 2 mil pessoas de 16 anos ou mais em 128 municípios do país entre os dias 2 e 6 de março. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A Tarde
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.