De acordo com um levantamento do Instituto Fogo Cruzado, 79 pessoas foram mortas e 24 ficaram feridas durante o mês de fevereiro em Salvador e Região Metropolitana. O estudo ainda aponta que, ao todo, 118 tiroteios foram registrados nesse período. Ou seja, um aumento de 8,25% em relação ao mês anterior quando aconteceram109 trocas de tiros. Em janeiro também foram registradas 72 mortes e 12 feridos.

Ainda conforme a publicação, divulgada na manhã desta segunda-feira, 6, entre os motivos dos tiroteios estão, 37 em ações e operações policiais e 31 em meio a disputas entre facções criminosas. Seis pessoas foram vítimas de balas perdidas. Destas, uma foi morta e outras cinco ficaram feridas.

No dia 5 de fevereiro, houve o maior número de ocorrências, com 12 tiroteios ao todo, seis deles em meio a disputas relacionados ao tráfico de drogas, que deixaram duas pessoas feridas.

Além disso, os dados do Instituto Fogo Cruzado indicaram um aumento no número de pessoas mortas em disputas, desde os primeiros registros do órgão, em julho de 2022. Até o mês anterior, os dados apontavam para o maior registro de pessoas mortas, com 46 ocorrências. Em fevereiro, 48 pessoas foram mortas e dez ficaram feridas em meio a disputas.

Homens seguem como a maioria das vítimas de armas de fogo em Salvador e Região Metropolitana: 74 foram mortos e 15 ficaram feridos. Entre as mulheres, quatro foram mortas e seis ficaram feridas. Outras quatro vítimas baleadas não foram identificadas.

Três idosos foram feridos por arma de fogo, e entre os considerados adultos, 75 pessoas foram mortas e 19 ficaram feridas. A violência armada também atingiu pessoas de baixa idade, dois adolescentes foram mortos e outro ficou ferido, e uma criança foi ferida por bala perdida.

Dentre os casos marcantes, está o caso da criança de 2 anos, baleada na barriga durante uma ação policial numa localidade conhecida como Fonte do Capim, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, no dia 26, em Salvador.

Durante o período do carnaval, na madrugada do dia 20, a advogada Saadya Gomes, 29 anos, foi morta a tiros dentro do carro, no bairro do Tancredo Neves, em Salvador, quando voltava de um camarote do Circuito Barra/Ondina.

O Portal A TARDE entrou em contato com a Polícia Civil para confirmar os dados sobre o número de baleados e de vítimas, mas, até o momento, não obteve resposta.

A Tarde