A divulgação de um "Mapa da Lama" deixou diversos jacobinenses apreensivos nesta terça-feira, 11, gerando comentários em redes sociais, por parte das pessoas que teriam ou não suas casas afetadas, caso essa tragédia ocorresse na cidade.

De acordo com o mapa divulgado pelo portal Repórter Brasil, até mesmo as áreas onde há placas de "pontos de encontros" estariam em risco. E o Diário da Chapada foi em busca de mais informações sobre o mapa exposto, o qual traz um estudo de todo o país nos locais em que possuem grandes barragens de rejeitos.

De acordo com um dos colaboradores da JMC/Pan American Silver, em Jacobina, esse "caminho percorrido pela lama, divulgado pelo site, não condiz com a realidade e não foram ouvidos nenhum dos especialistas que realizaram estudos na cidade". Ainda segundo a nossa fonte, o Repórter Brasil utiliza de um conceito geral para desenvolver essa trajetória, o que não se aplica à todas as regiões do país.

"O programa deles analisa um cenário global, fazendo o reconhecimento de áreas como curso de rios e alagamentos naturais. Diferente dos especialistas, que analisam direto do local, observando esses e diversos outros fatores" destacou.

A reportagem do Diário da Chapada solicitou da empresa um mapa que traga essa mesma dinâmica, onde mostra detalhadamente quais seriam as áreas afetadas, caso acontecesse esse desastre e, em breve traremos para os nossos leitores.

Por Igor Fagner - Diário da Chapada
Seu portal de informações de áreas