Mateus Solano, 42 anos, ator e de grande relevância dentro do meio teatral, confirmou que seu contrato com a Globo não foi renovado após 20 anos de carreira dentro da emissora.

Solano esteve recentemente como jurado na terceira temporada de “The Masked Singer Brasil”. Segundo a sua assessoria, “o contrato do artista não foi renovado após o fim do programa, mas ele poderá fazer trabalhos pontuais na emissora”. Mateus entra para lista de demissões recentes que a emissora tem feito nos últimos tempos. Giovanna Antonelli foi outra que está de saída da Rede Globo após 23 anos. Ao fim das gravações da novela “Travessia”, da Glória Perez, a atriz não terá mais contrato fixo, o que segue o novo modelo de contratação do canal.

O primeiro trabalho de Solano na emissora foi uma participação especial no “Linha Direta” (2003). Sua última novela foi “Quanto Mais Vida, Melhor!” (2021), da qual foi protagonista. Outras produções de destaque do ator na emissora foram “Escolinha do Professor Raimundo” (2019), “Pega Pega” (2017), “Liberdade, Liberdade” (2016) e “Amor à Vida” (2013).

Novo modelo de trabalho

A pandemia, a recessão e a mudança de moldes de contratação causaram uma série de mudanças no casting de atores da Globo.

Nos últimos anos, muitos profissionais deixaram a casa – entre demissões, acordos e decisões dos próprios contratados. Alguns abandonaram as telas e outros foram para plataformas de streaming ou outras emissoras.

Os contratos fixos da Globo não foram extintos para todos os atores, mas reduzidos consideravelmente. O salário fixo é mantido somente para os talentos que estão no ar.

Neste formato, os artistas que não têm mais contratos fixos com a Globo podem atuar em projetos pontuais da emissora, mas estão oficialmente em condições de aceitar proposta de outros canais e plataformas

Portal GC+