Durante uma sessão plenária desta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Jacobina, o vereador Almir Lima iniciou seu pronunciamento defendendo a bandeira do servidor público e a importância de promover a igualdade entre eles. Ele destacou a necessidade de incentivar o estudo e a formação dos servidores em suas respectivas áreas de atuação, bem como a importância do plano de carreira do servidor público e da reforma administrativa que está para tramitar na casa. O vereador acredita que os demais vereadores se debruçarão sobre essa reforma e darão suas contribuições para melhor atender o município.

Almir Lima, que também é guarda civil municipal, também reforçou a importância da segurança nas escolas, afirmando que de nada adianta ter salário se não se tem a vida. Ele pediu que os professores, diretores e demais servidores estejam atentos aos alunos e suas respectivas formações. O edil destacou a dificuldade que os professores enfrentam ao conviver diariamente com os alunos e pediu que todos observem seus alunos e passem as informações necessárias para a ronda escolar.

Além disso, o vereador enfatizou que não se trata de criar nenhuma polícia repressiva, mas sim de uma polícia comunitária que acompanha e previne, e ressaltou a importância de regulamentar a ronda escolar criada pela gestão anterior. O vereador concluiu fazendo uma reflexão sobre a segurança nas escolas e a coragem dos diretores e servidores em enfrentar alguns alunos, pedindo que se faça um diálogo e uma conversa entre todos os servidores do serviço municipal, inclusive com os profissionais do estado.

Em aparte, o vereador Cecílio Júnior abordou a questão da luta pela educação e pelos direitos dos agentes de saúde. Ele destacou que, embora a cidade tenha outros problemas, é importante focar nessas áreas para garantir um futuro melhor para todos. O vereador ressaltou a importância de valorizar a educação e os profissionais de saúde, que são fundamentais para o desenvolvimento da cidade.

Para Cecílio Júnior, a luta não é apenas por aumento salarial, mas sim por justiça e para garantir que os direitos desses trabalhadores sejam respeitados e postos em prática. Ele concluiu que, para ter uma Jacobina melhor, é necessário valorizar a base e os profissionais que estão na linha de frente, como os agentes de saúde e os educadores, pois isso contribui para a formação de melhores profissionais em todas as áreas, inclusive na política.

Também aparteando o colega Almir Lima, o vereador Carlos de Deus falou sobre a importância da segurança nas escolas e da necessidade de se prevenir para não precisar remediar. Ele enfatizou que o trabalho da Guarda Municipal de Jacobina é excelente, mas que é necessário implantar dispositivos de segurança nas escolas para detectar armas de fogo ou brancas, a fim de garantir a segurança dos alunos e dos professores.

Ja o vereador Tiago da Caatinga destacou, em seu pronunciamento, a importância dos projetos aprovados pela Câmara Municipal. Os que tratam dos professores e dos agentes de endemias, são projetos que, segundo Tiago, já deveriam ter sido aprovados anteriormente. O vereador ressaltou que a luta de todos os vereadores é por uma Jacobina melhor e que estão ali para defender os direitos da população.

Tiago da Caatinga reforçou que a segurança nas escolas é uma questão muito importante e que deve ser prevista antes que aconteça algo grave, lembrando que já houve casos de fake news na cidade, servindo de alerta para todos interferirem antes que algo de mais grave aconteça.