O estilo de vida dos jumentos tem levantado debates referentes ao atual cenário dos animais. A princípio, o Nordeste brasileiro tem enfrentado uma diminuição significativa da população de jumentos. Ameaçado de extinção, o asinino teve uma queda de cerca de 10% de sua população entre 2011 e 2012, apenas no estado da Bahia.
Nesse sentido, dez anos depois, existe um alerta da academia: impactos socioeconômicos e de segurança sanitária, entre outros temas, estão em forte discussão. Como forma de debater essa urgência, será realizado entre os dias 12 e 13 de maio, o I WORKSHOP - Jumentos do Brasil: Futuro Sustentável na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.
Sob coordenação das professoras doutoras Chiara Albano de Araujo Oliveira e Thereza Cristina Borio dos Santos Calmon de Bittencourt, o evento tem como proposta contemplar especialistas para atualização e discussão de novos argumentos científicos que propõem soluções sustentáveis para a conservação dos jumentos do Brasil.
Acima de tudo, as metas são publicar e divulgar artigos científicos acerca dos temas apresentados, proporcionar discussões com cientistas e a sociedade sobre as oportunidades e desafios das populações de jumentos no Brasil e elaborar um documento final com propostas para promover um futuro sustentável para os animais no país.
Totalmente gratuitas, as inscrições contemplam até 120 vagas presenciais e 150 virtuais. Além disso, haverá transmissão ao vivo pelo canal da UFBA no Youtube.
Fonte: Bnews
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.