O Sebrae em Jacobina apoiou a participação de 20 empreendedores do Centro-Norte baiano na missão empresarial à Bahia Expo & Negócios, realizada de 18 a 21 de maio, no Centro de Convenções de Salvador. A caravana contou reuniu empresários de Senhor do Bonfim, Itiúba, Jacobina e Capim Grosso, e possibilitou acesso a conhecimento, novos mercados, oportunidade de negócios, ampliação e fortalecimento da rede de contatos.
Promovida pelo Sebrae em parceria com o Senac, a Bahia Expo & Negócios contou com mais de 150 expositores de alimentos e bebidas, moda, beleza e cosméticos, além de espaços de inovação e artesanato. Foram registradas 11,4 mil visitas à feira, maioria público empresarial, que teve acesso a 117 eventos, com mais 200 horas de capacitação, rodadas nacionais e internacionais de negócios.
A gestora do Sebrae em Jacobina, Lizia Araújo, destacou a interação entre os empresários, que começou antes mesmo da chegada à feira. “O networking, o desenvolvimento e as parcerias começam desde a apresentação no ônibus. A ida à feira inova, transforma e eleva os empresários a empreender com mais responsabilidade, com mais conhecimento para levar aos seus clientes o melhor”, ressalta.
Proprietário da Zafir Cosméticos, o empresário jacobinense Junior Bispo participou de reuniões com compradores colombianos. “A feira oportunizou a troca de sinergia entre empreendedores, fabricantes e o melhor, possibilitou que pudéssemos apresentar a nossa marca para compradores de outros países. Inclusive, já iniciamos todos os trâmites para uma venda”, pontuo Bispo.
Junior da Zafir, como é mais conhecido, destacou também a importância do Sebrae na sua trajetória empresarial: “Existe um Junior antes e depois do Sebrae. Fiz o Empretec, o que me proporcionou segurança nas tomadas de decisões dentro da Zafir, melhorando o desempenho do negócio. Costumo dizer que, para a empresa que não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Mas para quem está empreendendo ou já é um empreendedor e quer trilhar o caminho do sucesso, indico ir até o Sebrae”.
Empresária de Itiúba, Hildenaide Catarino da Silva, da Mariu’s Burguer House, explica que a feira é uma oportunidade para encontrar pessoas, trocar ideias e somar um na vida do outro. “Isso realmente nos traz crescimento/desenvolvimento. A gente busca sempre inovar e a feira nos transforma, nos eleva a empreender com mais responsabilidade, com mais amor, nos faz crescer a cada dia e trazer o melhor atendimento para a nossa cidade’, disse Hildenaide Catarino.
Sócio e esposo de Hildenaide, Mário Sérgio também participou da feira. “A feira nos possibilitou pensar grande. Visitamos um estande de cozinhas profissionais, participamos de rodadas de negócios e já pensamos em criar o nosso site. O contato com os participantes também nos motivou bastante. Saber da história dos empreendedores, trajetória, dificuldade, foi motivador. Já queremos visitar cada um deles. Por fim, destaco o conteúdo das palestras, com informações bem reais e que mexeu bastante, despertando, ainda mais, o desejo de crescermos de forma organizada e que possa possibilitar as melhores experiências aos nossos clientes”, afirmou Mário Sérgio.
Sobre a Bahia Expo & Negócios
Além de expositores, empresários de diferentes regiões da Bahia marcaram presença na Bahia Expor & Negócios por meio das missões empresariais organizadas pelo Sebrae. Ao todo, se deslocaram até a capital do estado sete caravanas com 350 empresários de cidades do interior baiano.
As rodadas de negócios cumpriram o objetivo de aproximar as diferentes cadeias produtivas da Bahia de compradores nacionais e internacionais. No total, as rodadas internacionais promoveram 175 reuniões, com compradores da Colômbia e do Chile, além de traders brasileiros, com alvo nos mercados Latino Americano, Caribe, EUA, Oriente Médio, Ásia, África e Oceania.
Já no contexto nacional, foram realizadas rodadas de negócios para o segmento de alimentos e bebidas, com 38 empresas fornecedoras e 11 compradoras, e ainda sessões de negócios multissetorial com a participação de 119 empresas.
Mais informações sobre as missões técnicas e empresariais podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº. 69, bairro da Estação ou pelo telefone (74) 3621-4342. Em Senhor do Bonfim, os interessados podem procurar o Sebrae na Rua Benjamin Constant, nº 12, Centro, ou ligar para (74) 3541-3046.
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.