O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa defendeu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar pelo menos uma pessoa negra para à Corte Suprema durante seu mandato. A declaração foi dada em entrevista ao jornal Valor Econômico nesta segunda-feira, 15.

Barbosa foi indicado por Lula para o Supremo em 2003, no primeiro ano do petista como presidente da República. Na avaliação do ex-ministro, o então mandatário do Brasil fez uma escolha corajosa.

"Lula foi um ousado ao me nomear. O Brasil ainda vivia o mito da democracia racial. Seria um contrassenso e um paradoxo que, 20 anos depois, quando houve avanço nas políticas de igualdade racial iniciadas no primeiro governo Lula, e que também levaram a iniciativas privadas, que este governo não nomeie pelo menos um negro", avaliou o ex-ministro.

Joaquim Barbosa foi a primeira pessoa negra a ocupar uma cadeira de ministro do STF, posto mais alto do Judiciário brasileiro. Depois dele, nenhum outro negro assumiu a posição.

Neste momento, o ex-advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, é considerado o favorito para ser indicado pelo presidente ao STF. Entretanto, há mobilização da base dos movimentos sociais que cobram a indicação de uma pessoa negra.

A Tarde