O prefeito de Jacobina, Tiago Dias, participou da sessão da Câmara Municipal nesta quarta-feira (17), quando, na oportunidade, foi apresentado um projeto de lei de autoria do Executivo que autoriza a cessão de uso do Hospital Regional Vicentina Goulart, que passará a ser gerido pelo Governo do Estado. Ao utilizar a tribuna da Casa para um breve pruonunciamento, o prefeito afirmou: "Estamos vivendo um novo momento. O principal partido, a principal ideologia política partidária nesse momento é o município de Jacobina. Quero dizer que estou muito feliz, muito emocionado e dizer que eu não desejo para nenhum adversário passar o que passamos nesse período".

Ele ressaltou que a estadualização do Hospital Regional Vicentina Goulart é resultado de um diálogo constante com o Governo do Estado, iniciado desde o ano de 2021. O prefeito mencionou as diversas reuniões e encontros com autoridades estaduais, como o ex-secretário Fábio Villas Boas, o ex-governador Rui Costa, ex-secretárioa da Sesab, Tereza Paim, e a atual, Adélia Pinheiro, além do governador Jerônimo. O objetivo desses encontros foi discutir propostas para avançar e melhorar a saúde pública em Jacobina.

O prefeito enfatizou que a conquista da estadualização do hospital não é apenas da gestão de Tiago Dias, nem apenas das lideranças políticas, mas sim de toda comunidade jacobinense. Ele ressaltou o alinhamento político-administrativo entre a gestão municipal e o Governo do Estado, o que facilitou as negociações e o diálogo.

Tiago Dias também compartilhou um momento difícil que enfrentou durante sua gestão, quando houve falta de materiais nas unidades de saúde. Ele destacou o apoio recebido da equipe do Governo do Estado, que prontamente ofereceu ajuda, suprindo de imediato a urgência e amenizando a situação.

O processo de estadualização do Hospital Regional Vicentina Goulart seguiu as orientações do Governo do Estado, que sugeriu a realização de uma cessão de uso onerosa, seguindo o exemplo de Caetité. O prefeito agradeceu o apoio dos dezessete vereadores da Câmara Municipal por contribuírem para o avanço do processo.

O projeto passou por várias etapas, incluindo audiências, conversas e pedidos entre o prefeito Tiago Dias, o governador Jerônimo e representantes de municípios vizinhos. Houve uma intensa negociação para chegar a um acordo final, e o prefeito agradeceu o apoio e o empenho do deputado federal Daniel Almeida e do estadual Junior Muniz durante todo o processo.

No final das conversações foi construído um acordo que possibilitou a estadualização do hospital. O prefeito retornou a Jacobina para fazer os ajustes finais e, na semana seguinte, viajou novamente a Salvador acompanhado pelo secretário chefe de gabinete. Após a audiência com o governador na segunda-feira (15), foi possível anunciar a conquista da estadualização do Hospital Regional Vicentina Goulart.

Ao final do pronunciamento do prefeito, o presidente da Câmara Municipal, Clodoaldo Moreira, expressou seu agradecimento e reconhecimento a todos os envolvidos nesse importante processo. Ele declarou: "Queria agradecer pela explanação, agradecer ao deputado estadual Júnior Muniz, ao deputado federal Daniel Almeida, à secretária Roberta e ao governador Jerônimo Rodrigues. Agradeço também a todos os vereadores indistintamente, sei que todos fizeram esforços e buscaram essa oportunidade de o Governo do Estado assumir o hospital, e graças a Deus o projeto chegou a esta Casa. Agradeço aos partidos que também fizeram parte dessa luta. Tenho certeza, prefeito, que o senhor sempre correu atrás e este é um grupo unido em busca de melhorias para Jacobina. Agora é esperar os resultados e colher os frutos desse importante passo", concluiu Clodoaldo Moreira.

Com essa estadualização, o município de Jacobina alcança um importante avanço na área da saúde pública, atendendo a um anseio antigo da população e representando uma conquista de todos os envolvidos no processo.

Da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Vereadores