Na noite desta quinta-feira, 11, aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina - Acija, o I Encontro Saúde Mental Materna. O evento que reuniu dezenas de mulheres, faz parte da programação da campanha Maio Furta-cor, uma ação sem fins lucrativos e apartidária.

A noite começou com a apresentação do maestro Jal Nunes do projeto Arte de Tocar, em seguida foi criada uma roda de conversa onde fizeram as falas: a psiquiatra dra. Ana Clara Barros, abordando sobre Saúde mental materna; a psicóloga dra. Analine Cerqueira, abordando sobre Os desafios de ser mãe no mundo; a psicóloga Thayná Paris, abordando sobre Maternidade e carreira; como viver com mais leveza e menos culpa; a ginecologista dra. Cilmara Melo, abordando sobre Puerpério e sexualidade; a enfermeira Ivana Anastácio que é também consultora do sono e de aleitamento materno, abordando sobre os impactos da amamentação na mulher; a fisioterapeuta e dola dra. Jaqueline Barros, abordando sobre a importância do cuidado com o corpo e a relação com a autoconfiança e autoestima na gestação e no pós parto; e o advogado dr. Alisson Fontes - presidente da OAB, abordando sobre violência obstetra.

Dando continuidade à programação, acontecerá neste sábado, na praça Rio Branco com uma mobilização em prol da saúde mental materna, promovida na praça Rio Branco. Uma feira de artesanato está sendo preparada também para esse dia.

E o Diário da Chapada esteve na Acija ontem para acompanhar os debates e palestras promovidas por profissionais da saúde. Confira as imagens de Igor Fagner