A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) fecharam um acordo para a realização de um amistoso em março de 2024, visando fortalecer o compromisso de ambas as entidades na luta contra o racismo e a violência no futebol. Além disso, essa iniciativa busca intensificar ainda mais as boas relações já existentes entre as duas organizações. A partida vai ser realizada em solo espanhol

"O combate ao racismo e à violência no futebol deve ser uma bandeira universal. Na CBF, trabalhamos de forma incansável pela luta contra todo tipo de discriminação, dentro e fora dos campos. Esta ação, em parceria com o meu amigo Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, será importante para reforçar ainda mais a necessidade de se combater o racismo de forma veemente, em todos os cantos do planeta ", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Luis Rubiales, presidente da RFEF, foi o líder da campanha "Racistas, fuera del fútbol" na Espanha, após os recentes incidentes que afetaram Vinicius. A campanha tem como objetivo erradicar atitudes racistas e xenófobas dos campos de futebol, enfatizando aos torcedores que insultos ou comportamentos discriminatórios não são toleráveis em nenhuma circunstância.

O presidente da RFEF realizou uma reunião na Ciudad del Fútbol, em Las Rozas, com Orlando Leite, embaixador do Brasil na Espanha, e tem mantido contato frequente com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Ambos os dirigentes concordaram que a realização do amistoso seria uma excelente oportunidade para fortalecer os laços entre as duas entidades e promover a união contra a violência no futebol.

Esta será a décima vez que as duas seleções se enfrentam, sendo que o último confronto ocorreu na final da Copa das Confederações de 2013, na qual a seleção brasileira venceu por 3 a 0. Nos nove jogos anteriores, o Brasil conquistou cinco vitórias, empatou duas vezes e sofreu duas derrotas, marcando 14 gols e sofrendo oito.

A Tarde