Há três meses com salários atrasados, servidores da Prefeitura de Jacobina, piemonte da Chapada Diamantina, apelaram de forma inusitada, ao prefeito Tiago Dias (PCdoB), o recebimento dos valores.
Em carta aberta ao gestor, a classe trabalhadora relatou as dificuldades com a situação do atraso, já que desde maio, de acordo com a classe, não recebem os proventos. Em um trecho do documento, os servidores relatam a necessidade do pagamento para sanar, por exemplo, dívidas pessoais.
Ainda na carta, os trabalhadores citam "sentimento de impotência", bem como o sofrimento de ver a família com necessidade. "Alguns de nós trabalhamos em outros locais e conseguimos nos virar com as contas, porém outros não. Parece mentira que um profissional formado não tenha dinheiro nem para comprar pão, mas essa é a realidade depois de tantos meses sem receber", diz um trecho. [Confira a íntegra no final desta matéria]
A categoria ainda publicou um vídeo em uma página de notícias local, no Instagram, ironizando a falta do pagamento, com uma encenação, como se estivessem falando com o prefeito Tiago Dias (PCdoB).
Uma servidora da Prefeitura, que não quis ser identificada, denunciou ao Portal A TARDE, que os atrasos vêm ocorrendo desde o mês de janeiro. "O último salário pago foi o de abril. Estamos sem receber maio, junho e não temos certeza que o de julho vai ser pago", revelou.
Outro fato grave, relatado na denúncia, é que o salário do mês de junho consta como pago no Diário Oficial do Município.
O ex-prefeito da oposição e atual vereador do município, Juliano Cruz (Solidariedade), reiterou que a situação da saúde pública local é extremamente caótica desde atenção básica até a média e alta complexidade.
"O governo do Estado está assumindo o Hospital Regional do município, mas não acreditamos em melhora significativa, pois a atenção básica está na berlinda. Faltam médicos, insumos, medicamentos, sobretudo no CAPS", destacou.
Veja íntegra da carta aberta divulgada pelos trabalhadores:
Sr. Prefeito
Venho em nome de toda a classe trabalhadora da Prefeitura, que está sem receber desde Maio. Nós temos família, temos pessoas que esperam nossa ajuda. Temos aluguel, conta de energia elétrica e água. Nosso dinheiro é suado e cada centavo tem uma função importante. Alguns de nós trabalhamos em outros locais e conseguimos nos virar com as contas, porém outros não. Parece mentira que um profissional formado não tenha dinheiro nem para comprar pão, mas essa é a realidade depois de tantos meses sem receber.
Pedimos de coração. Nós não somos inimigos, pois trabalhamos junto com você para que Jacobina cresça. Nós queremos oferecer o melhor serviço. Não é certo esse sentimento de impotência que sentimos em nossas casas. O sentimento de ver nossa família precisando e não ter como ajudar.
Por favor, Tiago, regularize nosso salário e cuide de nós como profissionais.
A Tarde
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.