A Neoenergia Coelba bateu recorde no primeiro semestre de 2023, após remover um alto volume de fios de telefonia e internet irregulares.
No primeiro semestre deste ano, mais de 160 toneladas de cabos foram retiradas dos postes da distribuidora na Bahia, o que representa uma média de 900 quilos por dia, além de ser a maior quantidade registrada desde a contabilização dos dados. Isso representa um aumento de 157% quando comparado ao primeiro semestre de 2022.
A distribuidora retirou ainda dos postes pelo menos seis mil caixas de telefonia e internet. Estes equipamentos são instalados à revelia da companhia, geralmente utilizam ligação clandestina de energia para serem energizados e não seguem os padrões técnicos de segurança necessários. Sendo assim, se tornam o principal motivo para os incêndios em postes. É bom lembrar que a manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos.
Para alcançar tal resultado, foram feitas mais de 25 mil fiscalizações em todo a Bahia, o que representa uma média de 140 por dia. Além das remoções, a distribuidora emitiu ainda mais de 10 mil notificações sobre as irregularidades das redes às empresas de telefonia e internet com contrato, informando-as de forma detalhada acerca das situações.
No site da distribuidora, é possível constatar se a empresa que oferece o serviço de internet para a residência possui contrato. A distribuidora estima que menos de 15% das empresas que atuam na Bahia estão habilitadas junto à companhia.
Para verificar a lista de operadoras regulares, basta seguir os seguintes passos: acesse o site (www.neoenergiacoelba.com.br) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas”.
A Tarde
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.