Marta, maior jogadora da história do futebol brasileiro feminino, jogou sua última partida em Copas do Mundo nesta quarta-feira (2), contra a Jamaica.

O fim de uma era aconteceu no empate sem gols que culminou na eliminação precoce do Brasil do Mundial feminino de 2023. O último de Marta depois de 20 anos de sua estreia no torneio.

A camisa 10 ficará eternizada como lenda e maior artilheira das Copas do Mundo (entre homens e mulheres), mesmo sem ter vencido nenhum título da competição.

“É difícil falar num momento como esse. Não era, nem nos meus piores pesadelos, a Copa que eu sonhava. Mas é só o começo. O povo brasileiro pedia renovação. Está tendo renovação. A maioria das meninas tem muito talento e um caminho enorme pela frente. É só o começo para elas. Eu termino aqui, mas elas continuam”, disse a Rainha e atual jogadora do Orlando Pride após a eliminação.

Relembre as participações de Marta em Copas do Mundo

2003 – Estados Unidos

A primeira Copa do Mundo de Marta apresentou a jogadora para o futebol mundial. Com apenas 17 anos na época, marcou três gols em quatro jogos.

O Brasil passou em primeiro lugar do grupo B no torneio, disputado nos Estados Unidos. No entanto, foi eliminado pela Suécia nas quartas de final por 2 a 1. O único gol brasileiro da partida também foi marcado por Marta.

2007 – China

Quatro anos após sua primeira Copa do Mundo e meses depois da medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos disputados em casa, Marta chegou para o Mundial de 2007 já com status de estrela do futebol feminino.

A Seleção Brasileira fez a sua melhor campanha na história das Copas nessa edição, sediada na China, sob o comando do técnico Jorge Barcellos. Marta marcou sete vezes em seis jogos e esteve ao lado de outros grandes nomes da modalidade como Cristiane e Formiga.

O Brasil chegou até a final e encarou a Alemanha, mas acabou perdendo por 2 a 0 e ficando com o vice-campeonato.

2011 – Alemanha

Na edição de 2011, na Alemanha, Marta estava mais consolidada do que nunca na carreira. Já havia vencido cinco vezes o prêmio de melhor do mundo da Fifa.

O Brasil teve uma grande atuação na competição, e Marta fez dois gols na fase de grupos na vitória contra a Noruega. Porém,, o Brasil foi eliminado pelos Estados Unidos nas quartas de final, nos pênaltis. Nas cobranças, a Rainha deixou o dela.

2015 – Canadá

Na Copa do Mundo sediada no Canadá, Marta marcou, de pênalti, logo na estreia do Brasil contra a Coreia do Sul. Foi, contudo, seu único gol na competição.

A participação brasileira foi curta, pois deixou o Mundial já nas oitavas de final contra a Austrália, que venceu por 1 a 0.

2019 – França

O quinto e penúltimo Mundial da Rainha foi um dos mais marcantes da sua carreira. Nele, ela se tornou a maior artilheira da história das Copas, recorde entre homens e mulheres.

A camisa 10 chegou à incrível marca de 17 gols em 20 jogos, ultrapassando o alemão Miroslav Klose. Além disso, se tornou uma das principais vozes pela igualdade de gênero no futebol.

Na França, o Brasil foi eliminado pelas anfitriãs, nas oitavas de final, por 2 a 1.

2023 – Austrália e Nova Zelândia

Em sua última Copa do Mundo, já com 37 anos, Marta chegou ao torneio como reserva na equipe da técnica Pia Sundhage. Nas duas primeiras rodadas — vitória sobre o Panamá e derrota para a França —, entrou no decorrer das partidas.

Para o jogo decisivo contra a Jamaica, Pia promoveu a entrada de Marta como titular. A camisa 10, porém, não conseguiu fazer com que o Braisl furasse o bloqueio das jamaicanas, e deixou o gramado no fim do segundo tempo.

Com o empate em 0 a 0, a Seleção Brasileira foi eliminada do Mundial, e Marta, que pela primeira vez não marcou em uma edição de Copa, despediu-se do palco principal.

CNN Brasil