Com a participação do secretário municipal do Planejamento, Felipe Santos, e do diretor de Turismo, Túlio Simões, foi aberta a sessão da Câmara Municipal de Jacobina nesta quarta-feira (30). Ambos fizeram uso da Tribuna Popular para expor acerca do processo de elaboração do PMT, os profissionais e órgãos envolvidos na pesquisa e diagnóstico do trade turístico local.

O secretário Felipe Santos disse que a partir da aprovação, o Plano Municipal de Turismo terá que ser considerado pelos gestores, secretários e diretores no momento de elaboraação do orçamento anual.

"Gostaria de sensibilizar os senhores vereadores e vereadoras pela aprovação, pois o turismo é uma fonte inacabável, inesgotável de renda para o município de Jacobina", salientou.


O diretor de Turismo do município, Túlio Simões, reforçou que o projeto enviado à Câmara tem como proposta a criação de um plano municipal de turismo para curto, médio e longo prazo, que assegure os investimentos necessários para o desenvolvimento sustentável do turismo de Jacobina.

Tanto o diretor de Turismo quanto o secretário do Planejamento destacaram a parceria entre a Prefeitura e a agência local do Sebrae em todo o período de execução do projeto, de maço a julho deste ano. Revelaram, ainda que um dos principais objetivos da gestão do prefeito Tiago Dias em elaborar o Plano é para que a política pública do Turismo tenha continuidade, independente de governo.

"Quando eu cheguei no início da gestão, não encontrei sequer um papel escrito relacionado ao Turismo", afirma Túlio Simões. Desde então, a equipe trabalhou na perspectiva de elaboração do PMT como instrumento norteador para o desenvolvimento da política pública do setor e a eficiente aplicação dos recursos públicos ligado ao turismo.

O vereador Dibas Jatobá disse ter gostado muito do Plano Municipal de Turismo e sugeriu que fosse incluído também o turismo esportivo. 

"Muitas competições esportivas e muita gente vem para Jacobina, justamente porque é uma cidade que tem uma riqueza cultural enorme, além de suas belezas naturais", acrescentou.

Oziel Carneiro, Magrão, lembrou que com a aprovação do PMT será possível incluir dotação para o Turismo na LOA (Lei Orçamentária Anual), assim como captar emendas parlamentares. O vereador frisou, ainda, a inclusão no projeto da destinação de 2% do ISS dos serviços ligados ao turismo para serem reinvestidos no setor.

"Vamos aprovar. Sou favorável porque vale a pena investir no turismo em Jacobina", concluiu Magrão.

A vereadora Jane Márcia parabenizou ao secretário Felipe Santos e o diretor de Turismo, Túlio Simões, pela iniciativa de fazerem todo o levantamento, e pediu a inclusão do distrito de Cachoeira Grande no roteiro turístico do município.

"Temos uma bela barragem em Cachoeira como atrativo, mas não temos hotel. Hoje existe uma pousada, futuramente teremos um hotel-fazenda. Terá todo o nosso apoio esse projeto", disse a vereadora.

Noelson Oliveira parabenizou a todos os envolvidos na elaboração do projeto e elogiou o pioneirismo da iniciativa. "É um plano importantíssimo. Vocês estão de parabéns, todos da Secretaria que se aprofundaram e se debruçaram em fazer esse Plano Municipal de Turismo", ressaltou o edil.

No mesmo sentido, o vereador Nem de Rose parabenizou aos responsaveis pela elaboração do Plano na pessoa do secretário Felipe Santos e questionou quanto a participação do setor privado nos fóruns de elaboração e realização das ações do turismo em Jacobina. O secretário enfatizou que, embora não tenha conseguido incluir tudo o que gostaria, o PMT pode ser alterado tanto agora quanto posteriormente, de forma que possa contemplar todos os setores interessados.

O presidente da Câmara Municipal, Clodoaldo Moreira, informou que primeiramente colocou o plano em debate nesta sessão, garantindo uma ampla exposição dos motivos, para que os vereadores possa ter tempo de analisar possíveis emendas.

"Hoje eu não coloquei o plano na pauta de votação, esperei os vereadores falarem o que tinha de melhorar. Todos terão mais uma semana para poder fazer emendas. Hoje, abri para todo mundo falar e perguntar, e tirar as dúvidas. Na próxima semana a gente tem como iniciar o processo de votação", explicou Clodoaldo.