A cegueira pode ser tida como uma condição irreversível para a maioria das pessoas – mas não para a ciência.

Pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, conseguiram restaurar a visão de 20 pessoas que tinham problemas na córnea após um experimento piloto que usou implantes feitos de um material nada óbvio: pele de porco.

Entre os voluntários do estudo, 14 pessoas que eram cegas conseguiram voltar a enxergar totalmente em até dois anos depois do procedimento.

Em um relatório da própria universidade, professores do departamento de Ciências Clínicas e Biomédicas explicaram que o implante de córnea é feito através de um processo de bioengenharia que extrai a proteína de colágeno da pele do porco.

Além dos ótimos resultados com os pacientes, os pesquisadores também descobriram que as próteses podem ser produzidas em larga escala e armazenadas por até dois anos, o que pode ajudar a diminuir as filas de espera por uma doação de córnea humana ao redor do mundo.

E essa não é a única notícia boa da semana. O CNN Good News desta sexta-feira (25), que vai ao ar às 20h no canal do YouTube de CNN Pop, traz um cardápio de tudo que aconteceu de melhor no Brasil e no mundo nos últimos dias.

Insetos serão a comida do futuro?

Com o aumento da população mundial e o aquecimento global, problemas como insegurança alimentar e fome tendem a ser cada vez mais frequentes.

E justamente para tentar enfrentar esse problema e contribuir para uma indústria mais sustentável, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo alimentos feitos a partir de larvas de mosca.

Tem pãozinho feito de farinha de larvas e salsichas de mosca. Quem arrisca experimentar?

Nesse sentido, até mesmo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que é uma das agências das Nações Unidas, já alertou que os insetos serão grandes aliados da alimentação humana no futuro.

Quer saber quais outros assuntos estão no novo episódio do CNN Good News? É só assistir acima.

Aqui vai mais um spoiler: tem uma entrevista especial com o advogado Leonardo Muylaert, o Super-Homem brasileiro, que usa seus “poderes” de herói para espalhar o bem, e um vídeo emocionante de uma pequena Mulher Maravilha.

CNN Brasil