Os ciclistas de Jacobina, em um gesto de solidariedade e apoio à tradicional corrida Duque de Caxias, que aconteceu neste domingo (27), fornecerem suporte logístico aos corredores PCDs (Pessoa com Deficiência), fornecendo água e segurança ao longo do percurso. O atleta que aparece no vídeo do Diário da Chapada é o Raimundo Nascimento Reis, da cidade de Itabuna. O atleta percorreu os 10km da prova em 01h49m03.

A inciativa de apoiar os atletas PCD reuniu grupos de ciclistas da cidade como o ‘Pedal de Leve’, ‘Bike Jacobina’, ‘Pedal dos Índios’, e teve o intuito de garantir um ambiente confortável e seguro aos corredores, bem como, mostrar que o esporte um espaço aberto a todos.

Para o publicitário Mateus Carvalho, que pertence ao grupo ‘Pedal de Leve’, a atitude é um gesto de união entre o amante das duas rodas em torno do bem comum: “Este é um exemplo do espírito comunitário. Todos nós, ciclistas, estamos unidos para oferecer ambiente inclusivo e seguro para os corredores PCDs, afirmou".

A Corrida Duque de Caxias, em sua 36ª edição, é uma tradição em Jacobina que atraiu corredores de toda as partes do Nordeste. Cerca de 1300 atletas, de todos os níveis e idades, participaram do evento, nos circuitos de 5 e 10 km, e premiações que ultrapassaram a marca de 130 mil reais.

Para o secretário de Esporte e Lazer Ednaldo Santos, uma importante parceria: “As comunidades de ciclistas, bem como de motociclistas, prestaram um papel importante ao se fazerem presentes em mais uma Duque de Caxias. É uma demonstração de que o esporte ultrapassa barreira e só é bom quando todos se unem”, afirmou.