Meus caros leitores, você já pararam para agradecer a Deus por ter nos poupado de uma daquelas chuvas devastadoras nesta atual gestão? Sim, tivemos algumas chuvas nestes últimos dois anos e meio, mas nada que nos impedisse de ir e vir como aconteceu em gestões que antecederam a esta que, não é tempestade, mas é devastadora.

A imagem que ilustra essa crônica é da rua São Judas Tadeu, no bairro do Leader, quando há quase dois meses uma caçamba carregada de areia afundou o piso. Um problema simples de resolver, mas que por falta de organização ou de prioridades, segue impedindo esse direito de ir e vir. E o que me faz analisar como seria se uma dessas perigosas chuvas voltasse a atingir nossa cidade, quanto tempo passaríamos com as principais vias fechadas.

O setor de Infraestrutura, que hoje é gerido por um excelente engenheiro civil, um cara de bom relacionamento com a população, porém que, assim como alguns dos demais, esbarra na falta de ferramentas que facilitem a execução do seu trabalho. A falta de controle financeiro, de competência e de humildade são os principais motivos que fazem deste um dos gestores mais desorganizados que Jacobina já teve.

Eu até parabenizo o prefeito por ter se juntado a todos(as) aqueles(as) que brigaram pela estadualização do Hospital Regional. É isso mesmo prefeito, demorou, mas o senhor enfim conseguiu perceber que quando não temos competência procuramos quem tenha. Que essa ação sirva de exemplo para os demais setores, estadualizando assim, também, a Secretaria da Educação, a Assistência Social, a Infraestrutura, a Meio Ambiente e a cadeira da sala principal do Poder Executivo.

Que sejam estadualizadas, porém de forma que o Estado assuma em sua totalidade, pois se ficar uma contrapartida para a prefeitura, será metade bem-feita, basta tomarmos como exemplo a via que nos leva ao distrito de Itaitu, quando a parte que é de responsabilidade do Estado já está feita e bem-feita, ficando a sua parte, metade mal feita e metade para "quando terminar, a gente entrega".

Por Igor Fagner - Diário da Chapada