Neymar se tornou o último de uma longa lista de jogadores a se mudar para o Oriente Médio quando assinou com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, deixando o gigante francês Paris Saint-Germain, mas o astro brasileiro credita a um de seus rivais o início do “boom” do futebol no país.

“Cristiano Ronaldo começou tudo isso e todo mundo chamava ele de ‘louco’, e isso e aquilo. Hoje você vê o campeonato crescer cada vez mais”, disse o brasileiro às redes sociais do Al-Hilal.

Ronaldo assinou um contrato de dois anos e meio estimado em mais de 200 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão) com o Al-Nassr em dezembro de 2022, depois de deixar o Manchester United. Desde então, Karim Benzema, N’Golo Kanté, Kalidou Koulibaly, Édouard Mendy, Roberto Firmino, Sadio Mané e Marcelo Brozović estão entre as estrelas que se mudaram para a liga saudita.

Neymar diz que quer seguir os passos do astro português e ajudar a desenvolver ainda mais o campeonato.

“Sou movido por desafios”, disse o atacante após a mudança de clube. “Obviamente, quando você enfrenta um desafio como esse, aumenta sua auto-estima. Estou aqui para ajudar a liga a crescer cada vez mais. A liga será muito competitiva, especialmente depois das contratações feitas nesta janela de transferências.”

O atacante brasileiro passou seis anos no Paris Saint-Germain, conquistando 13 títulos pelo clube parisiense. No entanto, o prestigioso feito de vencer a Champions League foi uma ilusão para o jogador de 31 anos na capital francesa.

Nas últimas duas temporadas, Neymar jogou em um ataque repleto de estrelas ao lado de Kylian Mbappé e Lionel Messi. Infelizmente para os fãs de futebol, o trio nunca alcançou o nível que os espectadores esperavam e, desde então, seguiram caminhos separados, com Mbappé sendo o único sobrevivente em Paris — embora seu futuro esteja longe de certo com o clube francês.

No Al-Hilal, Neymar vai atuar ao lado de jogadores como Sergej Milinković-Savić, Rúben Neves e Malcom, que também se transferiram nesta janela de transferências para o clube.

Veja quem será companheiro de Neymar no Al-Hilal

Édouard Mendy (ex-Chelsea), goleiro francês
Koulibaly (ex-Chelsea), zagueiro senegalês
Rúben Neves (ex-Wolverhampton), meia português
Sergej Milinkovic-Savic (ex-Lazio), meia sérvio
Michael (ex-Flamengo), atacante brasileiro
Malcom (ex-Corinthians), atacante brasileiro
Moussa Marega (ex-Porto), atacante francês

CNN Brasil