Em meio ao enfrentamento da Covid-19, a baixa aderência às doses de reforço tem preocupado especialistas e órgãos de saúde em todo o Brasil. Conforme dados do Ministério da Saúde, quase todos os estados têm um índice de menos de 30% da população vacinada com a segunda dose. Mesmo com o alcance de pouco mais de 80% na primeira aplicação do imunizante, a Bahia teve apenas 24,10% de imunizados com a segunda dose de reforço. A realidade é semelhante em diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro (24,55%) e Minas Gerais (20,91%).

Tendo em vista o atual cenário e a necessidade de estimular a mudança das taxas de cobertura vacinal no país, as farmacêuticas Moderna e Adium lançaram a campanha "Vacina Brasil" na última quinta-feira, 24, em São Paulo. A divulgação da iniciativa, que contou com apresentação de painéis com especialistas, aconteceu em um evento voltado para jornalistas e influenciadores digitais.

Para a diretora médica de vacinas Latam da Adium, Glaucia Vespa, a ação visa conscientizar a população acerca da importância da vacina periódica e atualizada da covid-19. Após acordo firmado no final de 2022, a Moderna chegou este ano ao Brasil com a Adium como sua distribuidora exclusiva da vacina com RNA Mensageiro (mRNA).

"Através da vacinação nós somos capazes de eliminar, erradicar um vírus. [...] As vacinas não marcaram simplesmente a minha vida pessoal, elas são o tom da minha vida profissional, pois há três décadas eu trabalho com vacinas e é um grande privilégio", afirmou.

A Tarde