No dia 14 as atividades serão voltadas ao público interno da clínica; no sábado (16) os serviços focam no público externo e acontece no Ginásio de Esportes 


Com objetivo de informar à população sobre as doenças renais, prevenção, sintomas, diagnóstico e cuidados, o Pronto Atendimento em Hemodiálise (PAHD) – referência no atendimento de hemodiálise e nefrologia na região de Jacobina, Centro-Norte da Bahia -, realiza uma série de atividade em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março. 

Em 2024, a Sociedade Brasileira de Nefrologia e Hemodiálise escolheu o tema ‘Saúde dos Rins exame de Creatinina para todos – porque todos têm direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento’. O tema será trabalhado em todo o país nas clínicas de hemodiálises e profissionais da área nefrológica, inclusive pela clínica PAHD.

Na quinta-feira (14) as atividades serão voltadas ao público interno, pacientes e profissionais, da clínica de hemodiálise. Já no sábado (16) será realizada a Feira de Saúde da PAHD, ação que acontece no Ginásio de Esportes de Jacobina com serviços gratuitos e voltados ao público geral. Para participar, o interessado precisa levar documentos pessoais e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com atendimento das 8h às 13h, serão ofertados exames de glicemia, aferição da pressão arterial, pesagem e verificação do índice de massa corporal (IMC). Os serviços fazem parte da triagem para possível encaminhamento do paciente ao exame de creatinina - que avalia a função renal e é um dos mais importantes para o diagnóstico precoce de doenças renais. Diabetes e hipertensão arterial são fatores de risco para desenvolver alterações renais, por isso a atenção deve ser dobrada.

No Brasil, a doença renal atinge mais de 10 milhões de pessoas, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia e Hemodiálise. E, de acordo com o órgão, o mês de março é determinado para intensificação da atenção à saúde renal e de incentivo a campanha de prevenção da doença. Por isso, além dos serviços oferecidos, a clínica PAHD objetiva conscientizar a população do cuidado à saúde renal.




SERVIÇO:

O quê: Feira de Saúde do PAHD
Quando: 16 de março de 2024, das 8h às 13h
Onde: Ginásio de Esportes de Jacobina – Rua J.J. Seabra, Estação

Programação:

7h30 - Concentração - Recepção e entrega de senhas;
8h - Boas-vindas; 
8h30 - Momento Bem-Estar com alongamento com profissional de Educação Física;
8h45h - Orientações sobre o fluxo de atendimento; 
9h - Abertura; 
9h15 - Momento Conhecer - Hábitos de vida e relação com a doença renal crônica; 
10h - Encaminhamento para os estandes de triagem (PA, HGT, IMC, avaliação); 
11h - Encaminhamento para dosagem de creatinina e visita de estandes informativos; 
12h - Momento Movimento - aula de dança; 
12h30 – Encerramento.