Em um anúncio feito através das redes sociais no dia 2 de abril pelo Diretório Estadual do PSOL Bahia, foi oficializada a pré-candidatura de Valessio Brito à prefeitura municipal de Jacobina. A decisão foi tomada após um processo interno de deliberação pelo diretório local.

Valessio Brito, especialista na área de tecnologia da informação com foco no desenvolvimento de soluções livres para o setor público, é conhecido por sua atuação em iniciativas que promovem a transparência e a participação popular. Com uma vasta experiência que inclui colaborações em diversos níveis governamentais, tanto nacional quanto internacional, Brito demonstra um compromisso sólido com a comunidade e ideais políticos progressistas.

Filiado ao PSOL, Valessio Brito participou ativamente em diversas frentes políticas, desde campanhas para o Senado Federal e Deputados até a coordenação de uma candidatura coletiva pioneira em Jacobina nas eleições de 2022. Seu retorno à cidade em 2020, em meio à pandemia, foi marcado por um engajamento firme contra o bolsonarismo e o negacionismo, ao lado dos movimentos sociais locais, defendendo a democracia em mobilizações de rua e nas redes sociais.

Após seu retorno à cidade natal em 2020, Valessio uniu-se à construção do PSOL local, integrando o diretório municipal e, posteriormente, assumindo a vice-presidência da chapa “Jacobina Sem Medo de Lutar”. Em 2023, foi eleito presidente do diretório durante o congresso municipal do partido, mantendo a continuidade do compromisso com uma política participativa e transparente.

Segundo o PSOL, a pré-candidatura de Valessio Brito representa um projeto coletivo que busca oferecer uma nova abordagem política para o povo de Jacobina, baseada na participação ampla e na transparência pública. “Seu compromisso inclui a busca por inovação e eficiência, enquanto se opõe firmemente à extrema direita e aos projetos políticos personalistas”, informa.

Com um histórico sólido de ativismo político e experiência em gestão pública, Valessio Brito emerge como uma figura promissora na cena política local, prometendo representar os interesses da comunidade jacobinense com integridade e determinação.

Jacobina 24 Horas