O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) começa nesta segunda-feira (23) o procedimento para preparação das urnas eletrônicas para as Eleições Municipais 2024, que acontecem no dia 06 de outubro. Serão 39.765 equipamentos em processo de carga e lacração, para serem enviadas às seções de votação a partir do dia 03 de outubro.

A secretária geral da presidência do TRE, Maria do Socorro Carvalho, explicou como funciona a cerimônia de carga e lacração das urnas. “Hoje começamos a inserir nas urnas eletrônicas todos os dados que geramos na semana passada, que são dados dos eleitores de cada seção, nome de candidato e foto, depois lacramos todos os compartimentos”, detalhou.

Maria também esclareceu as últimas ações do TRE, a geração de mídias. “Nós geramos semana passada três mídias, uma é a de carga, onde constam esses dados de eleitores e candidatos. Uma mídia de votação, que a gente insere hoje na urna e fica até o dia de votação e a mídia de resultado que é onde ficam armazenados todos os dados de votos após a votação”, explicou.

Questionada sobre o tempo em que esse processo acontece, a secretária afirmou que em Salvador, as ações serão feitas até o dia 30 de setembro, mas na Bahia seguirá até o dia 03 de outubro. Na capital baiana são 5.440 e na Bahia 39.765.

BNews