A Bahia é o segundo estado do Nordeste com maior número de integrantes de facções criminosas localizados, em 2024, pela Secretaria de Estado de Polícia Militar (PMERJ) no estado do Rio de Janeiro. Com cinco suspeitos detidos, todos procurados pela Justiça, o estado fica atrás apenas da Paraíba (11), enquanto o Ceará aparece em terceiro lugar com quatro presos, seguido de Pernambuco (3), Maranhão (3), Alagoas (2), Piauí (2) e Sergipe (1).

Segundo a PMERJ, entre os meses de janeiro e outubro deste ano, 140 criminosos foragidos de 19 unidades da Federação foram encontrados no Rio. Ainda de acordo com o órgão, a maioria integra facções criminosas de seus estados de origem, que mantêm, direta ou indiretamente, relações com o crime organizado do Rio de Janeiro.

No ranking das regiões, o sudeste lidera a lista com 75 prisões. Desse número, o estado de Minas Gerais aparece no topo com 36 fugitivos detidos e, na sequência, São Paulo, com 29. Já o Nordeste é a segunda região do ranking com 31 capturas, seguida do Centro Oeste (7), Norte (3) e Sul (6).  Dos 140 suspeitos detidos, 22 deles eram procurados pela Justiça por envolvimento com o tráfico de drogas, 20 com roubo e 15 com homicídio. 


BNews