Um peixe robalo foi pescado no Rio Paranhos, em Cubatão (SP), com dois pinos plásticos, geralmente usados para armazenar cocaína, nas entranhas. Não há informações se o animal já estava morto antes de ser pescado.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato da pesca. No registro, é possível ouvir a indignação dos pescadores. “Dentro do peixe, do robalo… Dois pinos de cocaína. Como é que pode um negócio desses?”, questionou a pessoa.


Ao g1, o aposentado Ionelcio Brito, de 65 anos, um dos fundadores do Projeto Limpa Rio, disse acreditar que algum usuário do entorpecente jogou os pinos nas águas e o peixe acabou 'comendo'.

O pescador disse ter sido surpreendido com os pinos de cocaína no momento em que foi limpar o animal. "Nunca tinha visto uma coisa dessa, não acreditei quando eu vi", afirmou.

De acordo com o aposentado, ele pesca no Rio Paranhos desde 1986 e já encontrou alguns animais com lacres presos pelo corpo, mas ressaltou que esta foi a primeira vez que viu pinos de cocaína dentro de um peixe.

A Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura de Cubatão, esclareceu que o peixe pode frequentar inúmeras regiões do litoral paulista e que não é possível identificar o local e como robalo ingeriu o resíduo. A pasta afirmou, mesmo assim, que intensificou as ações de educação ambiental e está trabalhando com o projeto de combate de lixo em rios e no mar.

A Tarde