A Rússia declarou nesta quinta-feira (13) que retomou o controle da cidade de Sudzha, a maior na região russa de Kursk, localizada próxima à fronteira invadida pela Ucrânia em agosto do ano passado.

“No curso das operações ofensivas, unidades do grupo militar do Norte libertaram os assentamentos de Melovoy, Podol e Sudzha”, afirmou o Ministério da Defesa russo.

O anúncio sobre a retomada de Sudzha ocorre um dia após a visita do presidente Vladimir Putin ao centro de comando da região russa. Durante a visita, Putin usou roupas militares, algo incomum nos últimos meses do conflito, conforme mostrado em imagens divulgadas pelo Kremlin.

A visita de Putin é vista como uma estratégia para elevar o moral das tropas russas, que avançam sobre os últimos redutos ucranianos dentro do território russo. O anúncio acontece logo após as negociações de paz entre autoridades dos EUA e da Ucrânia, nas quais Kiev aceitou um cessar-fogo de 30 dias, apoiado pelos americanos.

Putin tenta garantir uma posição mais forte nas negociações de paz com a Ucrânia. O enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff, chegou a Moscou nesta quinta-feira para discutir a proposta de cessar-fogo. O controle de Kursk pelas tropas de Volodymyr Zelensky é considerado um ponto chave nas negociações.

BNews