Começa hoje e segue até o dia 26 de julho o Festival de Literatura e Diversidade (FLID), evento cultural que tem como objetivo incentivar a prática da leitura e o acesso à literatura para todos os públicos, em Jacobina.

A programação começa nesta quinta-feira (24), às 19h, no Auditório da Acija, com uma série de atrações como apresentações culturais, lançamentos de livros, atividades educativas com estudantes, mesas literárias e oficinas.

Uma das principais novidades do festival será a presença da Carreta Literária, projeto que percorre diversos municípios da Bahia com o intuito de promover o acesso à cultura de forma itinerante. Em Jacobina, o espaço também será utilizado para apresentações de histórias e poesias por estudantes da rede pública.

Natural de Uauá, o cantor, compositor e produtor cultural Maviael Melo, um dos organizadores do FLID em Jacobina, destacou a importância da realização de eventos como esse no interior da Bahia:

“A literatura é uma ferramenta poderosa de transformação. Quando ela se junta à diversidade, alcança ainda mais corações. O FLID é uma ponte entre autores, leitores, educadores e artistas. Trazer esse festival para Jacobina é abrir portas para o conhecimento, para a arte e para o respeito às múltiplas vozes que compõem nossa cultura”, afirmou Maviael.

Além das manifestações culturais, o FLID também tem um papel social importante: contribuir com a Campanha Bahia Sem Fome. Pontos de coleta estarão espalhados pelos locais do evento, recebendo doações de alimentos não perecíveis que ajudarão a alimentar milhares de baianos.

O Festival de Literatura e Diversidade de Jacobina conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários, e também da Prefeitura de Jacobina.

Por Jailton Mota
Diário da Chapada