Os soteropolitanos poderão começar a utilizar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador a partir de janeiro de 2027. A informação foi apurada pelo Portal A TARDE durante visita exclusiva à sede da CAF Brasil, em Hortolândia (SP), empresa responsável pelos trens do modal.
De acordo com o cronograma obtido com exclusividade pelo portal, o primeiro trem do VLT, que chega a Salvador em 5 de dezembro deste ano, passará por testes ao longo de seis meses a partir de janeiro de 2026. Após essa fase, o modal iniciará operações parciais no Trecho 1: Ilha de São João – Calçada, até que a operação comercial plena seja oficializada no início de 2027.
Atualmente, a primeira composição encontra-se em fase de testes na fábrica, etapa obrigatória para todos os trens antes do envio a Salvador. O processo inclui:
- Validação dos sistemas de tração e frenagem
- Testes de software e ajustes de calibração
- Validação da comunicação entre os sistemas
- Verificação de segurança e dos sistemas de emergência
- Testes de integridade entre subsistemas, como portas, iluminação e outros componentes
- Testes de estanqueidade, garantindo vedação e resistência a infiltrações
Em Salvador, os testes dinâmicos do VLT vão seguir protocolos rigorosos para avaliar todos os componentes mecânicos e elétricos, garantindo que os trens estejam em condições seguras de operação, explicou o presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles, ao portal.
“É um procedimento absolutamente padrão, adotado internacionalmente. Segue-se um regramento específico para cada teste, realizado pela CAF com a assistência do Governo da Bahia. A cada etapa concluída, emitimos um ‘ok’ antes de passar para o próximo teste, garantindo que todas as etapas sejam superadas com segurança”, ressaltou Meirelles.
A expectativa é que, até julho de 2028, todas as 40 composições tenham concluído os testes e estejam em operação comercial plena.
Confira o cronograma completo:
- Dezembro de 2025: chegada do 1º trem a Salvador; construção do pátio de recepção e via de testes.
- Janeiro de 2026: início dos testes do 1º VLT
- Junho de 2026: primeira composição testada; início dos testes em série com os demais VLTs; população já poderá visualizar o trem em operação de testes.
- Dezembro de 2026: 17 composições em Salvador.
- Janeiro de 2027: início da operação comercial do primeiro trem.
- Junho de 2027: 26 composições em Salvador.
- Dezembro de 2027: 35 composições em Salvador.
- Março de 2028: todas as 40 composições entregues.
- Julho de 2028: conclusão dos testes da frota completa e expectativa de início da operação comercial plena.
Ao todo, o VLT de Salvador contará com 40 trens, cada um formado por sete carros divididos em três seções. O envio da 40ª composição para reparos em São Paulo ocorreu em julho deste ano. Atualmente, cinco das sete seções já estão em fase avançada de manutenção. Veja:
- 1º trem: 100% concluído
- 2º trem: 40% concluído
- 3º trem: 34% concluído
- 4º trem: 15% concluído
- 5º trem: 13% concluído
Suspensão da licitação para sistemas do VLT
A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) informou, nesta sexta-feira, 19, que a sessão de abertura da licitação presencial, marcada para 1º de outubro de 2025, foi suspensa até nova deliberação para adequação do edital. O processo envolve a elaboração de projetos, fornecimento, instalação, testes e comissionamento dos sistemas de telecomunicações, sinalização e controle dos trens do VLT de Salvador.
Em nota, a CTB esclareceu que a suspensão não impacta o cronograma de testes dinâmicos dos trens. Segundo o órgão, os sistemas serão implantados e testados em etapa posterior, quando os trens já estiverem em pré-operação, garantindo que a operação parcial e comercial do VLT não seja prejudicada.
A Tarde
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.