A Rússia voltará a disputar uma competição organizada pela Fifa após mais de quatro anos afastada dos torneios internacionais da entidade. A confirmação ocorreu nesta quinta-feira (25), com o convite à federação do país para participar do Campeonato Mundial sub-15, programado para acontecer entre os dias 22 e 31 de outubro, no Azerbaijão.
A participação marcará o primeiro retorno oficial do futebol russo a uma competição da Fifa desde a suspensão aplicada em 2022. Naquele ano, uma decisão conjunta entre Fifa e Uefa retirou seleções e clubes russos das disputas internacionais após o início do conflito com a Ucrânia.
Nos últimos meses, já havia sinais de uma possível flexibilização da medida, especialmente nas categorias de base. Em fevereiro, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou ser favorável ao retorno gradual da Rússia em competições de formação, argumentando que a proibição não produziu os resultados esperados e acabou gerando mais tensão.
A discussão sobre a reintegração do esporte russo ocorre em meio a mudanças recentes envolvendo atletas do país e também da Bielorrússia em competições internacionais. Nos últimos meses, restrições aplicadas a esportistas das duas nações passaram por revisões em algumas modalidades.
Apesar do retorno em torneios da base, a Rússia segue fora das principais competições internacionais de seleções e clubes. A equipe principal masculina, porém, continuou realizando amistosos fora do calendário competitivo oficial e atualmente ocupa a 34ª posição no ranking da Fifa. No futebol feminino, a seleção russa aparece na 27ª colocação mundial.
Correio

0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.