Quem está com um pouco mais de 40 anos, sem dúvida em algum momento da sua vida já tirou uma foto em frente a antiga sede da Jacobina FM, situada no Alto do Monte Tabor, em Jacobina. Para alguns, chegava a ser uma grande conquista ter acesso à emissora e conhecer o espaço de onde saiam as vozes que os acompanhavam durante todo o dia, por meio do radinho de pilha.

E uma das vozes mais conhecidas da época era da Salete Simões, a primeira locutora jacobinense da emissora, a qual, entre os anos 80 e 90, com seu jeito dinâmico e cheio de energia, mantinha os ouvintes colados ao rádio. Mas por onde anda a dona dessa voz? O Diário da Chapada foi procurar!

Ainda criança, Salete Simões já colocava uma borracha na ponta de um lápis para simular um microfone e, desde então, já sabia o que queria para sua vida. Aos 18 anos deu início aos primeiros trabalhos em comunicação. Formada em Jornalismo e, atualmente usando o nome Lete Simões, a comunicadora está fazendo um programa jornalístico na Rádio Nordeste FM 95,3 em Feira de Santana.

"Ao sair de Jacobina, fui morar em Jequié e após passagem por algumas emissoras de rádios, decidi retornar para minha cidade natal. Porém, ao passar por Feira, senti que ali eu poderia dar continuidade ao meu sonho, então decidi ficar" contou Lete Simões à nossa redação. Por lá acrescentou ao seu currículo 22 anos na TV Subaé, afiliada Rede Bahia, onde apresentou o BATV.

Aos 51 anos, Lete Simões é casada e tem um filho cursando faculdade de Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Ela esteve recentemente em Jacobina para o sepultamento de sua mãe, a senhora Maria de Lourdes Simões Sento Sé, a qual diz ter sido sua primeira produtora. "Ela sempre me incentivou na busca por esse sonho e vibrava a cada conquista minha" contou. Para nós, ela revelou também que lançou seu nome como pré-candidata a deputada estadual e terá como mote de campanha o social e a causa animal.

O espaço da mulher na emissora

A Jacobina FM completará 40 anos em 2025 e, além da jacobinense Salete Simões, a lista de mulheres talentosas que passaram pela emissora traz nomes como Rosália Cordeiro, Regina Dias, Cidinha do Ó, Romilse Reis, Selma Muniz, Lindy Rios, Lígia Lane e, atualmente com Denise Ferreira, Tamara Leal e Milene Rios, além de outras participações femininas em quadros de áreas específicas.

Por Igor Fagner - Diário da Chapada
Seu portal de informações de áreas!