Após análise de sangue coletado em profissionais da Educação de Jacobina, pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen-BA, a Prefeitura de Jacobina divulgou nesta terça-feira (14) o resultado: salmonela é a bactéria causadora da intoxicação alimentar que atingiu cerca de 400 pessoas na cidade.

Em sua maioria, professores que participaram da Jornada Pedagógica promovida pela PMJ no Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (Comuja), no dia 31 de janeiro. Estes e outras pessoas que também se alimentaram no restaurante que serviu ao Município, procuraram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, reclamando de fortes dores abdominais, diarreia, fraqueza e vômitos.

Como mostrou o Diário da Chapada, as aulas da Rede Municipal de Ensino tiveram seu início adiado, devido a, por muito tempo, ainda haver diversos profissionais com sintomas da intoxicação. As aulas começam nesta quarta.

Caso parecido – Em novembro de 2017 Jacobina também foi surpreendida com a notícia de intoxicação alimentar causada por salmonela, dessa vez em uma hamburgueria situada no bairro da Missão, quando dezenas de pessoas foram atendidas na UPA após comerem sanduíches em um estabelecimento recém-inaugurado.

A Salmonela é uma condição médica causada pela Salmonella, um gênero de diferentes tipos de bactérias que contaminam alimentos diversos, como ovos e carnes mal-cozidas e são capazes de causar problemas de saúde diversos nos seres humanos.

Por Igor Fagner – Diário da Chapada
Seu portal de informações de áreas