Não é segredo para ninguém que Jacobina é um berço da cultura e que pouco a pouco joias aqui são descobertas e lançadas ao mundo artístico. Hoje chegamos para contar um pouco da história do Luan Vitor, que hoje se especializa em atuação teatral em São Paulo, mas que é natural de Jacobina onde conheceu o mundo da arte que mudou sua vida.

Luan deu seu pontapé inicial no teatro em 2009 aos 12 anos de idade, pelo grupo Dionísio Artes de Mário Silva e Rosa Maria, na categoria infantojuvenil apenas com conhecimentos básicos. Logo após, entrou na categoria de adultos em 2015, chegando a atuar em espetáculos como O Auto da Compadecida, Lisbela e o Prisioneiro, O mágico de Oz, A Paixão de Cristo, entre outros, além de recitais de poesias que eram implementados no curso, que perdurou até o ano de 2020 quando todas as atividades foram paralisadas, e retornando logo após o período pandêmico.

Já em 2022, o jovem decide investir e prosseguir com a carreira artística, ingressando na Escola de Teatro Fátima do Valle, situada na cidade de São Paulo- SP, sendo considerada uma das melhores escolas em cursos profissionalizantes de teatro no país, referência na grande São Paulo.

Apesar da boa experiência em Jacobina com o teatro, cerca de 10 anos, Luan conta que precisou passar por um período de 6 meses em adaptação ao método de ensino aplicado em seu curso atual.

Ao ser perguntado qual a definição do teatro em sua vida, o jovem ator nos disse que não sabe o que seria se não fosse a arte. “Depois desses 11 anos de palco, eu não sei o que seria se não fosse o teatro. Hoje, o homem que eu sou, é graças ao teatro, de onde vem as minhas inspirações, onde eu posso externar meus sentimentos e onde eu percebo as minhas fraquezas”.

Ao final do nosso contato com Luan, pedimos para que ele expressasse a sua opinião em relação à cultura e deixasse uma mensagem à população em relação a arte como um todo. “A cultura na minha opinião, está desvalorizada não só na área do teatro. Em Jacobina principalmente, vemos poucas pessoas indo ao teatro acompanhar os espetáculos. É como se tivesse deixado de lado, como várias outras áreas da cultura.

Pedimos também que Luan deixasse uma mensagem ao público que gosta e também aos que não frequentam os espetáculos de teatro. “A mensagem que eu deixo a todos, é que façam teatro, para conhecer, mudar o pensamento. Entrem para o teatro, frequentem os espetáculos de teatro porque lá vocês vão encontrar um lugar mágico.”

Por Mycael Ribeiro
Diário da Chapada - O seu portal de informações de áreas